Joinville terá Sala de Concertos até 2023

Joinville é a cidade da dança, das flores, da bicicleta... e por que não a cidade da música? O Instituto Core de Música está com um projeto ousado e inovador que começa a ser esboçado para sair do papel em breve: a Academia ICore de Música composta por um Centro de Formação Profissional de Musicistas e uma Sala de Concertos. Para isso, buscou uma empresa especialista e reconhecida mundialmente em arquitetura acústica, a Nagata Acoustics, que assina projetos como a Philharmonie de Paris, New World Center Concert Hall, em Miami, Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles e a Elbphilharmonie de Hamburgo, na Alemanha. 

Nesta segunda, o Instituto recebeu a visita do consultor sênior da Nagata Acoustics, Motoo Komoda, que esteve pela primeira vez em Joinville para conhecer o terreno onde será realizada a obra em um espaço de cerca de 15 mil m².  Esse contato é importante para reconhecer o ambiente, analisar a vibração do terreno, os possíveis ruídos, entre outros fatores que podem influenciar no espaço e na acústica dele. “Temos outros projetos em andamento no Brasil, mas começar do zero aqui é algo novo e fantástico. Não há limites para o que queremos fazer no local, pois ele é perfeito. Um dos melhores que já trabalhamos. Não tem ruídos de trens, grandes avenidas, aviões, a não ser o som dos pássaros”, brinca Motoo, falando sobre o espaço que será na rua Paraíba, no bairro Anita Garibaldi.

Além dele e dos representantes da Instituto Core de Música, o Diretor Artístico Sérgio Ogawa e do Presidente Vicente Otávio Martins Resende, participaram do encontro os arquitetos Miguel Cañas Martins e Israel Freitas da Metroquadrado Arquitetura, escritório de Joinville responsável pelo desenvolvimento do projeto arquitetônico. “É uma oportunidade incrível que estamos tendo não só pelo tema do projeto, com todo esse envolvimento social, educacional e musical, mas também pela grande empresa parceira que é a Nagata Acoustics. Estamos estudando para fazer algo que será um diferencial não só para a região Sul, mas também para o Brasil”, completa Miguel.

O diferencial não é só pela questão do espaço, mas principalmente pela excelência e o foco do projeto. O Centro de Formação, por exemplo, terá capacidade para uma média de 400 alunos em um espaço de quase seis mil m². Além disso, terá um espaço para exposições, cuja proposta é realizar intercâmbios com grandes museus do Brasil e do mundo. A ideia é que o Centro seja concluído até 2020.

Já a Sala de Concerto deve ser finalizada até 2023 com capacidade para 700 pessoas. Outra proposta inovadora é em relação a parte externa, que terá som de qualidade e vídeo (projetor) para que até duas mil pessoas possam conferir as apresentações. “Estamos falando de dar acesso às pessoas para que prestigiem. É um presente para a cidade”, destaca Vicente.

Neste contexto das obras, ainda serão formadas três orquestras: Infanto juvenil (2020), Jovem (2025) e Filarmônica Profissional (2030). “Teremos apresentações constantemente e ainda Joinville entrará no circuito internacional de shows de orquestras. Estamos bem animados. Vale ressaltar a nossa busca para a excelência. Hoje atendemos 150 crianças e buscamos o melhor para elas: professores, instrumentos, metodologia e espaço”, completa o Sergio.

Academia ICore de Música começa a tomar forma

Instituto Core de Música, em Joinville, se reúne com parceiros para
tirar do papel um projeto de excelência

O escritor alemão Johann Goethe certa vez escreveu que “quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.” Esta frase faz muito sentido para o Instituto Core de Música, localizado em Joinville, que tem um Centro de Formação Profissional de Musicistas direcionado para crianças a partir de quatro anos de idade, cujo objetivo é desenvolver talentos para formar três orquestras: Infanto juvenil (2020), Jovem (2025) e Filarmônica Profissional (2030). 

Desde quando abriu as portas, em 2017, o Instituto Core de Música conta com 150 alunos, boa parte da rede pública de ensino. Vale destacar que 50% das vagas são bolsa integral para esses estudantes, desde que apresentem boas notas na escola regular e frequência e rendimento no Instituto. Os resultados já são visíveis: cidadãos estão sendo formados com valores, disciplina, autoestima, respeito, sabendo trabalhar em equipe e desenvolvendo a liderança para quem quer seguir carreira musical com excelência, sem perder a humildade.

Mas o ICore de Música quer ir além. Sonhou, lançou toda a força de sua alma e o universo está conspirando ao seu favor. A ideia é tirar do papel o projeto da Academia ICore de Música – serão duas etapas: a primeira, onde será construído o Centro de Formação para cerca de 400 alunos; e a segunda, onde será construída uma Sala de Concertos, inspirada na New World Center Concert Hall, com capacidade para 700 pessoas.

O projeto, ousado e inovador, já conta com parceiros renomados mundialmente. A começar pela Nagata Acoustics, que é referência no mundo em arquitetura acústica tendo em seu portfólio espaços como a Philharmonie de Paris, New World Center Concert Hall, em Miami, Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles e a Elbphilharmonie de Hamburgo, na Alemanha. 

O consultor sênior da Nagata Acoustics, Motoo Komoda, desembarca em Joinville neste domingo e na segunda-feira, dia 2 de julho, inicia os estudos de arquitetura acústica do projeto. Ele visitará ainda o terreno adquirido para a construção de ambos os prédios e à tarde se reunirá com a equipe da Metroquadrado, escritório de Joinville responsável pelo desenvolvimento do projeto arquitetônico. 

“Queremos que a cidade abrace a Academia ICore de Música. Será um espaço para todos usufruírem. Além da formação e das apresentações das Orquestras, que vamos lançar, haverá momentos para fomentar as mais variadas formas da arte, compartilhando vivências e momentos únicos para todos”, destaca o Diretor Artístico do Instituto Core de Música, Sergio Ogawa.

Este é um grande passo que o Instituto Core de Música está dando, e um grande presente para a cidade de Joinville.

Mais informações em musica.icore.org.br.

 

Assessoria de Imprensa

Santa Cultura Comunicação Criativa

Sandra Moser e Taísa Rodrigues

Tel.: (47) 99179-7484 / (47) 98864-3373

sandra@santacultura.com.br/taisa@santacultura.com.br

facebook.com/santacultura

www.santacultura.com.br
 

Compositora joinvillense, Anna Carola, lança “Cores de Monet”

Inspirada na obra do Impressionista musical Debussy e no impressionismo pictorio de Monet

A característica oriental da flauta japonesa, o som captado do próprio jardim da casa de Monet, em Giverny, ambientam as primeiras notas para uma melodia que se desenvolve densa e ao mesmo tempo sutil, no primeiro single lançado nesta sexta, dia 29, pela compositora Anna Carola com a música “Cores de Monet”.

A canção marcada pela flauta japonesa faz menção a mesma influência da arte japonesa para o Impressionismo do pintor francês Oscar-Claude Monet (1840-1926). A densidade e sutileza presentes na melodia denotam sombra e luz sempre presentes nas pinceladas do artista plástico. Na poética da letra, uma janela lúdica com gotas de chuva forma o cenário de uma tela impressionista para "pintar" "amores que morrem". O mesmo Impressionismo surge na música de Debussy, que serviu de inspiração para a compositora na construção dos arranjos criados espontaneamente e carregados de liberdade, grande marca do compositor francês Claude Debussy.

A compositora lança “Cores de Monet” nas principais plataformas digitais e ele segue com selo e distribuição de Amuse.io da Suécia.

Mais informações no Instagram @anacaro_17.

Espetáculo flamenco de música instrumental, canto e dança chega no Paraná e em Santa Catarina

Apresentação de INFUSIÓN, com Letícia Spiller, 
Pablo Vares e João Silveira será nos dias 29 de junho e 1º de julho

 A força da arte flamenca inspira um espetáculo de música instrumental, canto e dança que chega agora nas cidades de Curitiba/PR e Balneário Camboriú/SC. INFUSIÓN  – Flamenco e Sul América estará no palco do Teatro do Sesc Esquina, na capital paranaense, em uma única apresentação no dia 29 de junho, às 20h, com o músico uruguaio Pablo Vares, a atriz e cantora carioca Letícia Spiller e o sapateador e pesquisador gaúcho João Silveira. Já no dia 1º de julho é a vez de Balneário Camboriú receber o espetáculo no Teatro Bruno Nitz, também em única apresentação, às 20h.

Os três artistas acreditam que as culturas se misturam, que todos são um independente do lugar que se está, e é essa fusão das artes em suas mais variadas vertentes que invade o palco e contagia o público. Pablo, Letícia e João se inspiram na integração de culturas e de saberes como forma de poesia e de expressão. “A música, a dança e o canto são para mim inspirações universais. Aqui, em nossa INFUSIÓN, inter-relacionadas num jogo entre três artistas múltiplos na arte e na essência”, afirma Letícia.

É a música flamenca em fusão com a música brasileira e com coreografias e ritmos do Cone Sul da América que emocionam o público com a vibração e a força dos artistas em cena, os quais fazem do palco uma segunda casa, estreitando ainda mais os laços com os espectadores. “Essa mistura acontece naturalmente. Somos um conglomerado complexo de experiências que coexistem em um diálogo constante dentro de nós. A fusão é inevitável”, diz Pablo Vares.

João Silveira, coreógrafo e diretor do espetáculo, também é pesquisador em Harvard. Para ele, “a fusão de ritmos, da música com a dança, da poesia com a interpretação, e da arte com a ciência, faz todo o sentido na sociedade contemporânea”.

Uma apresentação intimista e forte, verdadeira e profunda que você não pode perder. INFUSIÓN já está com ingressos à venda (confira as informações abaixo).

 

Os artistas
Leticia Spiller é atriz, diretora, produtora e poeta. Na TV Globo, atua em novelas desde 1992 e sua estreia no cinema ocorreu em 1997, em “O Pulso”. Letícia ainda participou de mais de uma dezena de peças de teatro, além de atuar e de produzir filmes como: Joãozinho de Carne e Osso (curta) e O Casamento de Gorete (longa).

 

Pablo Vares é músico, compositor e diretor musical. Atua como violonista solista em companhias de dança flamenca por todo país. Estabeleceu um vínculo forte com o Instituto Cervantes, onde participou de várias edições do ciclo de shows Flamenco Puro. Também leva o violão flamenco fora do âmbito tradicional, participando em espetáculos como a peça “Doroteia”, com texto de Nelson Rodrigues.

 

João Silveira é performer, coreógrafo e pesquisador, atualmente arte-cientista visitante na Universidade de Harvard e na Universidade de Dallas. Também conhecido como John Gaucho, dança com boleadeiras, é sapateador e diretor de espetáculos e tem na carreira mais de 4000 apresentações no Brasil e em países como França, Estados Unidos, Argentina, Japão, Líbano, Romênia, Alemanha, Rússia e no Principado de Mônaco.


Serviço

O que: INFUSIÓN - Flamenco e Sul América

Quando: 29 de junho em Curitiba/PR e 1º de julho em Balneário Camboriú/SC

Onde: Teatro do Sesc Esquina e Teatro Bruno Nitz

Horário: 20h

Ingressos: à venda no Sesc – R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada); e no Bruno Nitz – R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)

 

Ficha técnica

Criação e performance: Pablo Vares, Letícia Spiller e João Silveira

Direção musical: Pablo Vares 

Direção e coreografia: João Silveira

Design de Luz e Cenografia: Hedra Rockenbach

Direção de Palco e Fotografia: Karina Friedrich

Produção: Leonardo Almeida e Ariane Vieira

Gerente de Relações Comerciais: Karina Rabello

Realização: 4Alles Produção Cultural 

Assessoria de Imprensa: Santa Cultura Comunicação Criativa

Duração: 80min

 

Assessoria de Imprensa
Santa Cultura Comunicação Criativa
Sandra Moser e Taísa Rodrigues
Tel.: (47) 99179-7484 / (47) 98864-3373
sandra@santacultura.com.br/taisa@santacultura.com.br
facebook.com/santacultura
www.santacultura.com.br

 

Vai começar a 15ª Feira do Livro de Joinville 

Evento ocorre de 8 a 17 de junho no Centreventos Cau Hansen

Aos amantes da leitura, dos autores e de todo este universo literário, vem aí mais uma edição da Feira do Livro de Joinville. O evento, que já faz parte do calendário oficial da cidade, promete ser ainda melhor este ano. Além de novas atrações e de algumas que já estiveram presentes em outras edições, várias atividades estão na programação da 15ª edição do evento, que será totalmente comemorativo. Entre elas, contação de histórias, workshops, oficinas, concursos, sessão de autógrafos, homenagens, desfile, teatro, apresentação de coral, exposição e muito mais. Aproveite também para renovar sua estante de livros. Na feira haverá diversas obras a preços especiais. Com o tema "Era Uma Vez... Muitas Histórias", o evento pretende promover as histórias pessoais e coletivas dos participantes e do público em geral.

A Feira do Livro é uma realização do Instituto da Cultura e Educação, Ministério da Cultura e Governo Federal. Tem o patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Joinville. Apoio Cultural do Instituto Goethe e Sesc; Apoio Institucional da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Joinville (ABRHSC) e Movimento Santa Catarina pela Educação. Apoio da Philco, Britânia, Fiesc, Univille, Universidade Positivo, Bom Jesus Ielusc, Selbetti, Buschle&Lepper S.A. e Ambiental.

 Confira como será o evento este ano:

Quem retorna:
Além do autor homenageado, o dramaturgo e roteirista da Rede Globo Walcyr Carrasco, outros nomes já confirmaram presença no evento. Entre eles a mineira Conceição Evaristo, poetisa, romancista e um dos principais nomes da literatura brasileira e afro-brasileira; e Beatriz Myrrha, contadora de histórias, musicista e escritora. Todos esses nomes participaram ano passado da Feira, fizeram o maior sucesso entre o público e retornam este ano para novos lançamentos.

Novos convidados: 
Entre os convidados que nunca estiveram na Feira do Livro de Joinville ou já participaram há mais tempo, estão confirmados: Celso Sisto, escritor, ilustrador, contador de histórias e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores; Leo Cunha, escritor, tradutor e jornalista também mineiro e autor de mais de 40 obras infantis e juvenis, além de crônicas e traduções; Léonora Miano, escritora romancista franco-camaronesa que virá da França para mostrar suas importantes e mais recentes obras na Feira do Livro de Joinville; a escritora e jornalista ítalo-brasileira com mais de 50 títulos publicados no Brasil e no exterior Marina Colasanti; Marisa Lajolo, ensaísta, pesquisadora, crítica literária, autora de literatura juvenil e professora universitária paulista; Matheus Leitão Netto, escritor e jornalista, especializado em jornalismo investigativo, filho de Miriam Leitão e autor de Em nome dos pais; Mary e Eliardo França, casal de escritores mineiros que tem mais de 300 livros infantis publicados;  Nara Vidal, escritora também mineira, autora de livros infantis, juvenis e agora também adultos; Pedro Bandeira, escritor paulista que está entre os escritores de literatura infanto-juvenil mais vendidos no Brasil; Rogério Delayon, violonista, arranjador, compositor e produtor musical; Thelmo Lins, cantor, compositor, ator, produtor cultural, jornalista e escritor; Vladimir Netto, jornalista e escritor, que virá à Feira do Livro com o irmão Matheus – filhos de Miriam Leitão. Vladimir tem entre seus trabalhos, o livro Lava Jato, obra que serviu de inspiração para a criação da série Mecanismo, do Netflix. Também estarão presentes no evento pela primeira vez o artista plástico que estuda o brincar e o brinquedo há mais de 20 anos, Gandhy Piorski; a Monja Coen, missionária oficial da tradição Soto Shu com sede no Japão e o escritor, ator, contador de histórias e produtor teatral brasileiro Otávio Júnior.

  Seminário Catarinense de Educadores e Mediadores de Leitura:

A Feira do Livro de Joinville tem um forte caráter didático não só pelo incentivo geral à leitura em todas as idades, mas pelas ferramentas que oferece previamente e durante todo o evento. Um exemplo é o Seminário Catarinense de Educadores e Mediadores de Leitura, oferecido gratuitamente aos professores, mediadores de leitura e educadores em geral, com certificado e carga horária de 20 horas. Entre os objetivos do Seminário, que em 2018 chega a segunda edição, estão a reflexão e discussão em torno de questões relevantes da educação e da leitura, a experiência prática no aproveitamento da leitura literária em sala de aula e em bibliotecas, a fruição estética pela participação em espetáculos baseados na leitura, e o contato com grande variedade de obras literárias e relativas à educação, no ambiente da Feira do Livro. A programação do Seminário conta com palestras, oficinas, mesa redonda e debates com algumas das atrações convidadas da Feira.

 

Concursos promovidos:

 

Leitores de Joinville está em sua terceira edição promovendo a leitura de jovens estudantes de diversas escolas da cidade. O envolvimento começa bem antes do início da Feira, pois as escolas incentivam seus alunos e até produzem aulas específicas de redação tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio. Os trabalhos selecionados em cada escola são apreciados por uma Comissão Julgadora da Feira, que indica os melhores em cada categoria, levando em conta a clara autoria do aluno, originalidade e adequação dos comentários sobre o texto produzido a partir de uma das obras indicadas no regulamento. Os três melhores textos de cada categoria serão premiados com um vale-livro no valor de R$ 500,00. O resultado do concurso será anunciado até o dia 30 de maio.

Contadores de História ofereceu uma oportunidade para quem queria encantar as crianças narrando uma historinha para elas. Quem decidiu se aventurar nesta importante fantasia infantil escolheu uma das obras listadas no regulamento e teve a chance de ser selecionado para fazer uma audição dias antes da Feira. O resultado já foi divulgado pela Comissão Julgadora e quem levou o primeiro lugar neste concurso foi Sonia Biscaia Veiga. O segundo e o terceiro lugar ficaram com Erotildes da Rosa Martins e Angélica Royer, respectivamente. Os três foram convidados para se apresentar como parte da programação da Feira e receberão como prêmio um vale-livro no valor de R$ 500,00.

 

Novidade: Prêmio Literário Cidade de Joinville

A novidade para 2018 foi a criação do Prêmio Literário Cidade de Joinville que deu mais uma oportunidade de destacar os amantes da escrita por intermédio de suas próprias criações. Após a seleção de 45 inscritos, a vencedora foi a jornalista Talita Rodrigues com o conto "O empalhador de anões e outras histórias". O prêmio de R$ 10 mil será entregue a ela durante cerimônia que será realizada na Feira do Livro, dia 16, às 19h. No evento também serão homenageados com menção honrosa os participantes do concurso Giovani Raimundi Arceno, Camila dos Santos Gomes, Hilton Gorresen e Fabrício Porto.

País homenageado: Alemanha

A Alemanha foi o país eleito para ser homenageado na 15ª Feira do Livro de Joinville. As comemorações irão incluir: apresentação do Coral Bom Jesus, debate e conversação em alemão, workshop para ensinar alemão básico, contação de história, painel com pessoas que fizeram intercâmbio e vão compartilhar suas experiências e exposição vinda direto do Instituto Goethe com imagens de cidades alemãs. Confira na programação abaixo os dias e horários das atividades.

 

Outras novidades e atrativos da Feira:

 

Desfile de moda: Movimentos em Fragmentos

Nesta edição da Feira do Livro de Joinville, quem deixa sua marca é o Curso Técnico de Produção de Moda do SENAI. A escola fará uma homenagem a cidade de Joinville e aos 15 anos da Feira do Livro por meio de um desfile temático intitulado "Movimentos em Fragmentos". O evento está sendo preparado pelos alunos e professores do curso de moda, com a coordenação de Simone Brandão, e tem como principal objetivo fomentar os fragmentos históricos de Joinville por meio da moda – uma forma, segundo os organizadores, de gerar um diálogo entre a literatura e a moda. "Movimentos em Fragmentos" será apresentado no palco da Feira no sábado, dia 9 de junho, às 18h. A entrada é gratuita.

 Teatro: O Menino Narigudo
A Cia de Teatro do Colégio Univille está preparando uma apresentação especial para a 15ª Feira do Livro de Joinville. O elenco, formado apenas por estudantes, irá homenagear o escritor de novelas da Rede Globo, Walcyr Carrasco. O grupo produziu uma peça teatral especialmente para adolescentes, baseada na obra de Walcyr: O Menino Narigudo. O texto fala de um herói romântico do século XVII de nariz avantajado e alma poética. O espetáculo será apresentado no dia 9 de junho, às 16h, no Teatro Juarez Machado. Entrada gratuita.

 Oficinas
Artistas, escritores, professores, entre outros profissionais do mundo dos livros estarão ministrando oficinas na 15ª Feira do Livro de Joinville. Os workshops serão gratuitos e acontecerão em diversos momentos do evento, sempre sob a perspectiva do fazer literário criativo. Uma das novidades desta edição é a oficina "Bordando Letras", que será realizada pela Döhler. A oficina contará com poesias da obra A Moça Tecelã, tecida pelas palavras mágicas de Marina Colasanti. A UNISOCIESC também estará presente com as oficinas Novas tendências pedagógicas, Jogos didáticos e Construtores de Habilidades. Celso Sisto irá participar ministrando oficinas de Contação de História, e o professor, designer e quadrinista ChicoLam será o responsável pela Oficina de Quadrinhos.

 2º bate-papo sobre a cultura Geek de Literaturas, Quadrinhos, Cinema, Animação e Games

Os fãs de tecnologia, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros, filmes, animações e séries podem se programar para prestigiar o 2º bate-papo sobre a cultura Geek de Literaturas, Quadrinhos, Cinema, Animação e Games. Na programação (confira abaixo) destaque para a Oficina de Quadrinhos, com Chicolam, e para a Mostra de Animação Joinvilense. A novidade é o 1º concurso de Cosplay da Feira e o lançamento com sessão de autógrafos do livro Menino Caranguejo – dez anos de quadrinhos, 20 anos de história, de autoria de Chicolam. Também estarão presentes Brian Hagemann (cineasta e professor), Letícia Ribas (professora e historiadora), Nielson Modro (professor e escritor), Rubens Herbst (jornalista de cultura), Cleiton Schier, Irmãos Feitosa, Jan Oliveira, Anne Winter e Paulo Sergio Jindelt (ilustradores e designers). O evento será realizado dia 16 de junho.

 

Escritores confirmados:

Beatriz Myrrha
Celso Sisto

Conceição Evaristo
Gandhy Piorski
Leo Cunha
Léonora Miano* França
Marina Colasanti
Marisa Lajolo
Matheus Leitão Netto
Mary e Eliardo França
Maura Palumbo
Monja Coen
Nara Vidal* Inglaterra
Otávio Júnior
Pedro Bandeira
Rogério Delayon
Thelmo Lins
Vladimir Netto
Walcyr Carrasco

 CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 8 de junho – sexta-feira

 

9h – Abertura do Evento com Apresentação de Fanfarra

 

9h30 – TEATRO JUAREZ MACHADO: Encontro com o Autor: De onde surgem minhas histórias, com Leo Cunha (Ed. Infantil, EF 1 e EF 2)

 

9h30 – PALCO: MARATONA DE CONTOS Irmãos Grimm: encanto sem fim! – SESC (5 a 10 anos)

 

9h30 – ALFREDO SALFER: Reunião UNDIME

 

10h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos, com Leo Cunha

 

14h – PALCO: Encontro com o Autor: Histórias para crianças e para adolescentes: a diferença, para quem escreve, com Leo Cunha

 

15h – PALCO: Encontro com Walcyr Carrasco (EF 1, EF 2 e EM)

 

15h – TEATRO JUAREZ MACHADO: Seminário Regional Educação Integral e Educação Profissional - Movimento Santa Catarina pela Educação – FIESC

 

15h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos, com Leo Cunha

 

16h – PALCO: MARATONA DE CONTOS Irmãos Grimm: encanto sem fim! – SESC (5 a 10 anos)

 

19h – PALCO: SOLENIDADE DE ABERTURA

                         Homenagem ao Autor Walcyr Carrasco

                           Leitura de Poemas com Issac Bardavid     

                         Homenagem à Alemanha

                          Abertura da Exposição Deutsche Städte und Landschaften, do Instituto Goethe

 

Dia 9 de junho – sábado

 

10h – ALFREDO SALFER: Painel: “A experiência de estudar na Alemanha” – Colégio Bom Jesus Internacional

 

10h – ALFREDO SALFER: Palestra Direito Sistêmico - Técnicas restaurativas na transformação de conflitos - Fabiano Oldoni e Marcia Sarubbi Lippmann – Manuscritos Editora

 

10h – PALCO: Estrega de prêmios do concurso “Leitores de Joinville”

 

10h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos do livro “Momento Presente”, de João Ricardo Paiva Iarnin – Manuscritos Editora

 

11h – PALCO: Show poético-musical: poemas musicados de Leo Cunha, com a presença do Autor e os músicos Thelmo Lins e Augusto Cord

 

11h30 – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS:  Sessão de autógrafos com Thelmo Lins

 

15h – ALFREDO SALFER: Oficina de bordado: “Bordando Letras” – Döhler

 

15h30 – PALCO: Apresentação do Coral Glee - Colégio Bom Jesus

 

16h – TEATRO JUAREZ MACHADO: Teatro “O menino narigudo” – Cia de Teatro do Colégio Univille

 

16h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos do livro: “Apenas uma vez”, de Cleia Lira

 

16h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento do livro: “Educação a distância sob a ótica da satisfação dos alunos”, de Ana Elisa Pillon, Fernando Luiz Freitas Filho e Mehran Misaghi

 

16h – PALCO: Contação de histórias Instituto Priscila Zanetti

 

15h – ALFREDO SALFER: Oficina de bordado: “Bordando Letras” – Döhler

 

17h30 – TEATRO JUAREZ MACHADO: Bate-papo com Walcyr Carrasco e sessão de autógrafos

 

18h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento do livro: “3:15 – madrugada”, de Maria Cecília Takayama Koerich

 

18h –  PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos com Vladimir Netto e Matheus Leitão

 

18h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento do Livro “Mensagens da Alma”, de Claudine Zattar

 

18h – PALCO: Desfile de Moda, coordenação SENAI Joinville

 

18h – TEATRO JUAREZ MACHADO: Teatro “Aquele que Diz Sim”, Aquele que Diz Não, Cia de Teatro da Univille

 

– - PALCO: Bate-papo: “Frente à frente: escritora e artista”, com Simone Nascimento e Marcos Rück

 

19h30 – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos do livro "VIDA E OBRAS DE MARCOS RÜCK” com Simone Nascimento.

 

19h30 –  TEATRO JUAREZ MACHADO: Depoimento: “Jornalismo investigativo em tempos de crise política”, com Vladimir Netto, Matheus Leitão e Moacir Pereira

 

Dia 10 de junho – domingo

 

10h – Contação de histórias – Escola Internacional

 

10h – PALCO: Apresentação do Coral Glee - Colégio Bom Jesus

 

11h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos dos Livros: “Algo me avalia do couro à espinha”, de Joel Gehlen, “Dose” de Isa Amorim  – EDITORA MICRONOTAS

11h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento do Livro "Van Ella Citron", de Bruna Sofía Morsch – EDITORA MICRONOTAS

13h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos dos livros “Sem Limites para o Prazer”, “Amor de Todas as Formas” e “Seduzida Pelo Perigo”, de JC Ponzi

 

14h – PALCO: Contação de histórias Instituto Priscila Zanetti

 

14h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos do livro “SOS Planeta Terra” de Antonio Muller –Manuscritos Editora

 

14h – TEATRO JUAREZ MACHADO: Diálogo “Arte para todos” – Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR

 

15h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos dos escritores: Helena Liebl, Iliane Fleith, Danielle Garcia, Alberto de Maio e Rose Spíndola - Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina - Seccional Balneário Piçarras

 

15h – PALCO: Bate-papo em alemão – Coordenação Bom Jesus Internacional

 

16h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos do livro “Em Busca do Reinado: O Diamante Azul, de Juliano Reinert

 

17h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos dos autores da Manuscritos Editora

 

TEATRO JUAREZ MACHADO: SEMINÁRIO CATARINENSE DE PROFESSORES E MEDIADORES DE LEITURA

 

17h30 – Solenidade de abertura

17h30 – TEATRO JUAREZ MACHADO: Sarau “Convite ao delírio”, Cia de teatro da Univille

18h – Entrega dos prêmios do concurso “Contadores e Leitores de Histórias”

18h30 – Sarau literário, com os poemas musicados de Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant’Anna, com a participação da Autora e dos Músicos Thelmo Lins e Augusto Cord

19h – Sessão de autógrafos com Thelmo Lins

 

Dia 11 de junho – segunda-feira

 

SEMINÁRIO CATARINENSE DE PROFESSORES E MEDIADORES DE LEITURA

 

9h – PALCO: Encontro com a Autora: Minhas histórias vêm de longe para encontrar vocês com Marina Colasanti (EF 1, EF 2 e EM)

 

9h30 – TEATRO JUAREZ MACHADO: Encontro com os Autores: O encontro da história com a imagem, com Mary e Eliardo França (Ed. Inf. e Alf.)

 

10h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos, com Marina Colasanti, Mary França e Eliardo França

 

10h – PALCO: Encontro com o Autor: A força do imaginário na juventude, com Gandhy Piorski (EM)

 

10h30 – CAFÉ LITERÁRIO – SENAI

 

11h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos com Gandhy Piorski

 

14h – Apresentação de Fanfarra

 

14h-17h – ALFREDO SALFER: Oficina “Novas tendências pedagógicas – Módulo 1”, com Fernando Luiz Freitas Filho e Profª Alessandra Novak – UNISOCIESC

 

14h30 – TEATRO JUAREZ MACHADO: Encontro com os Autores: O encontro da história com a imagem, com Mary e Eliardo França

 

15h30 – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos, com Mary França e Eliardo França

 

15h30 – PALCO: Debate em alemão (Jugend debattiert) – Coordenação Bom Jesus Internacional

 

17h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos do livro “A escolha”, de Polly Oliveira

 

18h30 – Abertura da Exposição: “Bordando Letras”, interpretação da obra de Marina Colasanti – Döhler

 

19h-21h – ALFREDO SALFER: Oficina “Jogos didáticos”, com o Profº Fernando Luiz Freitas Filho e a Profª Brigite Augusta Farina Schröter – UNISOCIESC

 

19h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento do Livro: “João Ramalho no paraíso”, de Milton Maciel – Editora Areia

 

19h-21h – PALCO: Palestra: Existe uma escrita feminina?, com Marina Colasanti


 

Dia 12 de junho – terça-feira

 

SEMINÁRIO CATARINENSE DE PROFESSORES E MEDIADORES DE LEITURA

 

9h – TEATRO JUAREZ MACHADO: Encontro com o Autor: Minha inspiração nas histórias do folclore, com Celso Sisto (Ed. Inf. e EF1)

 

9h – PALCO: Cantando e contando histórias, com Beatriz Myrrha (Ed. Inf. e EF1)

 

10h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos, com Beatriz Myrrha e Celso Sisto

 

10h30 – CAFÉ LITERÁRIO – SENAI

 

14h -17h – ALFREDO SALFER: Oficina “Novas tendências pedagógicas – Módulo 2”, com Fernando Luiz Freitas Filho e Profª Alessandra Novak – UNISOCIESC

 

14h30 – PALCO: Encontro com o Autor: O bom de contar histórias, com Celso Sisto

 

15h – ALFREDO SALFER: Workshop “Educação 4.10” - UNISOCIESC

 

15h30 – PALCO: Encontro com o Autor: Gosto de contar e escrever histórias com humor, com Beatriz Myrrha (6 a 10 anos)

 

16h30min – PALCO: Conversação em Alemão – Colégio Bom Jesus Internacional

 

16h30 – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos, com Beatriz Myrrha e Celso Sisto

 

18h30 – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos do livro “Redescobrindo o Campo”, do Engenheiro Agrônomo Onévio Antonio Zabot

 

18h30 – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos dos livros “"Liz Viu o Mundo" e "Catarina tem uma Prima, de Caroline Carvalho

 

19h-21h – PALCO: Palestra: Existe uma “escrita dos negros?”, com Conceição Evaristo

 

19h30 – TEATRO JUAREZ MACHADO: Palestra “O sofrimento é opcional”, com Monja Coen – ABRH

 

Dia 13 de junho – quarta-feira

 

9h – PALCO: Apresentação musical do Coral do Colégio Adventista

 

9h15 – PALCO: Encontro com a Autora: Que histórias os negros têm para contar?, com Conceição Evaristo (EM)

 

9h30 – TEATRO JUAREZ MACHADO: Bate-papo: O Pequeno Dicionário do Elogio, com Eduardo Nunes da Silva – SEICHO-NO-IE

 

10h – ESPAÇO INFANTIL: Contação de histórias: histórias alemãs em português – Colégio Bom Jesus Internacional

 

10h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de Autógrafos, com Conceição Evaristo e Eduardo Nunes da Silva

 

10h30 – PALCO: Apresentação de dança da Escola Avelino Marcante

 

10h30 – CAFÉ LITERÁRIO – SENAI

 

14h – ALFREDO SALFER: Workshop “Aprendendo Alemão básico” – Colégio Bom Jesus Internacional

 

14h – PALCO: Apresentação musical do Coral do Colégio Adventista

 

14h30 – TEATRO JUAREZ MACHADO: Bate-papo: O Pequeno Dicionário do Elogio, com Eduardo Nunes da Silva – SEICHO-NO-IE

 

15h – PALCO: Encontro com o Autor: O Processo criativo na escrita literária, com Maura Palumbo

 

16h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos, com Maura Palumbo

 

16h30 – TEATRO JUAREZ MACHADO: Apresentação teatral – Colégio Adventista Unidade Bom Retiro

(12 anos)

 

16:30 – PALCO: Bate-papo: Na sombra do mundo perdido e Onde estão as flores, com Ilko Minev e mediação de Maria Cristina Dias

 

19h – PALCO: Música Bilíngue – Colégio Positivo

 

19h – TEATRO JUAREZ MACHADO: Palestra e sessão de autógrafos do Livro “Sorte”, com Nara Vidal

 

Dia 14 de junho – quinta-feira

 

9h – Apresentação de Fanfarra

 

9h15 – PALCO: Apresentação Coral Adolescentes – Escola Adventista Unidade Bom Retiro

 

9h30min – TEATRO JUAREZ MACHADO: Encontro com a Autora: A fantasia que encontra a realidade, com Nara Vidal*Inglaterra (EF1)

 

9h30 – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: - Sessão de autógrafos dos livros “Na sombra do mundo perdido” e “Onde estão as flores”, de Ilko Minev

 

10h – PALCO: MARATONA DE CONTOS: Cirandinha - Brincadeiras Musicais – SESC (até 10 anos)

 

10h30 – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos, com Nara Vidal

 

10h30 – CAFÉ LITERÁRIO – SENAI

 

10h45 – ESPAÇO INFANTIL: Contação de histórias: histórias alemãs em português – Colégio Bom Jesus Internacional

 

14h – PALCO: Apresentação de dança da Escola Avelino Marcante

 

14h30 – TEATRO JUAREZ MACHADO: Encontro com a Autora: A fantasia que encontra a realidade, com Nara Vidal*Inglaterra

 

14h30 – PALCO: 15 anos da Câmara Mirim – Câmara de Vereadores de Joinville

 

15h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos, com Nara Vidal

 

15h – PALCO: MARATONA DE CONTOS: Cirandinha - Brincadeiras Musicais – SESC (até 10 anos)

 

15h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos, com Ilko Minev

 

15h30 – ESPAÇO INFANTIL: Contação de histórias: histórias alemãs em português – Colégio Bom Jesus Internacional

                                                                     

16h – PALCO: Robótica – Colégio Positivo

 

18h – PALCO: Apresentação Coral Infantil – Escola Adventista Unidade Bom Retiro

 

18h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos com Léonora Miano *França

 

18h30 – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento do Livro “Por que matei Rocky Lane?”, de Hilton Gorresen – Editora Areia

 

18h30 – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento do Livro "Evangelho e Manifesto - na religião e na política", de Prof. Dr. Waldir José Rampinelli

 

18h30 – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos do Livro: “Meu singular é plural”, de Teca Mascarenhas

19h – PALCO: Música e Poesia – Colégio Positivo

 

19h – ALFREDO SALFER: Palestra-depoimento: Quando escrever é uma necessidade e um compromisso, com Léonora Miano *França (EM)

 

20h – TEATRO JUAREZ MACHADO: Palestra: “CONSTRUINDO O PRÓPRIO FUTURO”, com Gilson Vivian - Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana.

 

Dia 15 de junho – sexta-feira

 

9h-12h – ALFREDO SALFER: Oficina “Construtores de Habilidades (Skillbuiders)”, com Fernando Carnaúba, Helivane Evangelista e Mila Molina – UNISOCIESC

 

9h30 – TEATRO JUAREZ MACHADO: Encontro com o Autor: O livreiro do Alemão, com Otávio Júnior (EF1 e EF2)

 

9h30– ALFREDO SALFER: Oficina AN Escola

 

10h – PALCO: Painel “Minha experiência na Alemanha” – Colégio Bom Jesus Internacional 

 

10h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos, com Otávio Júnior

 

14h – Apresentação da Fanfarra 

 

15h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos do Livro: "Tina e sua sobrinha cor-de-rosa", de Rômulo Caixeta Leite e Marta Preussler – Editora Letra d´Água

 

15h30 – PALCO: Encontro com o Autor: Por que deixei o teatro para escrever para crianças e jovens, com Pedro Bandeira

 

16h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos dos Livros: “O Corpo das Hortênsias”, de Marcos Laffin e Rita de Cássia Alves; “Cio de Pássaros”, de Marcos Laffin e “Abajur de Cabeceira”, de Rita de Cássia Alves

 

17h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento do Livro "Memórias de um jornalista improvável”, de Toninho Neves

 

19h – PALCO: Apresentação de dança – Colégio Positivo

 

19h – TEATRO JUAREZ MACHADO: Painel Núcleo de escolas de educação profissional – ACIJ

 

19h - PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento do Livro “Jardins, flores e os amores em mim”, de Daly Silva Alvarez – Editora Areia

 

19h - PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento do Livro “Memórias de um repórter joinvilense”, de Ary Silveira de Souza – Editora Areia

 

19h30 – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento do Livro “Ame sem Limites”, de Vilmar Julio – Editora Areia

 

19h30 – PALCO: Depoimento: De Leitor a escritor, dos livros infantojuvenis aos de adulto, com Pedro Bandeira

 

Dia 16 de junho – sábado

 

2º Bate Papo sobre a cultura Geek de Literaturas, Quadrinhos, Cinema, Games

 

9h30 – PALCO: Poesias de Pedro Bandeira: Projeto Pé de Livro – Instituto Priscilla Zanetti

 

10h – PALCO: Apresentação Coral – Escola Internacional/Instituto Core

 

10h – PALCO: Bate-papo e sessão de autógrafos, com Pedro Bandeira

 

10h – ALFREDO SALFER: Oficina de Quadrinhos com Chicolam

 

10h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos dos livros: "Arcanjos Guerreiros Celestiais” e "Sobre a vontade de Deus ou sobre a vontade dos Homens.", de Clodoaldo Alves Moreira

 

10h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos dos livros: "O Despertar do agora, de Mariana Maurici –Manuscritos Editora

 

10h30 – ESPAÇO INFANTIL: Contação de história do primeiro livro de Clau Weis. "O Mistério da casa"

 

11h – TEATRO JUAREZ MACHADO: Espetáculo Musical da Escola de Música ARTE MAIOR

 

11h – PALCO: Premiação do II CONCURSO LITERÁRIO “CARLOS ADAUTO VIEIRA” – Academia Joinvilense de Letras

 

11h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos do Livro “Expedições Garbe - Relatos e Memórias”, de Bruno Garbe – Editora Letra d´Água

 

11h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos do Livro “Anatomia de Deus”, de Rômulo Caixeta Leite – Editora Letra d´Água

 

11h30 – PALCO: Concerto da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville

 

13h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos dos livros em Quadrinhos do Menino Caranguejo, 10 anos de quadrinhos, 20 anos de história de Chicolam.

 

14h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento do livro “Quem manda na cidade: poder e rent-seeking urbano”, de Charles Henrique Voos

 

14h – PALCO: Bate-papo: “Sobre Quadrinhos, Cinema e Games e a cultura Geek na educação” Com os professores Nielson Modro, Brian Hagemann, Letícia Ribas, Chicolam e Rubens Herbert

 

 14h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de Autógrafos do livro “As Mãos que Carregam o Ódio”, de Veida Lacerda

 

14h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de Autógrafos do livro “Mundos Paralelos, em busca da fonte”, de Rosana Ouriques

 

15h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de Autógrafos do livro “Maire, Mairezinha”, de Clau Weis

 

15h – PALCO: Bate-papo: “Produção de quadrinhos e ilustrações no mercado regional ou fora dele”, com ilustradores, artistas e quadrinistas Joinvilenses, com Irmãos Feitosa, Jan Oliveira, Cleiton Schier, Anne Winter e Geraldo Poerner

 

15h30 – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento da Mini- Antologia – Associação das Letras

 

16h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento conjunto de livros: “Borboleta no coração”, de Andreia Evaristo, “As aventuras sensoriais de Théo”, de Caroline Zimmermann, “Dor de passarinho”, de Rita de Cássia Alves, e "Dona Zica Roda Mundo", de Jura Arruda – Editora Areia

 

16h30 – PALCO: Mostra de animação Joinvilense

 

17h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento do livro "Eu Poeta", de Rudimar R. Santos

 

17h – PALCO: "Miniconcurso de Cosplay”

 

18h – PALCO: Desfile de Cosplay do 1º concurso Cosplay da Feira do Livro de Joinville

 

18h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento do Livro: "Destinatário", de LiriHá

 

18h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos do livro: “Quando o hoje já não basta (O que você ousaria tirar ou incluir em sua bagagem de vida?)”, de Regina Hostin

 

18h30 – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento do Livro: “EuFonia: Poemas, cartas e um conto em harmonia”, de Júlia Bittencourt

 

19h – PALCO: Entrega ao ganhador do “PRÊMIO LITERÁRIO CIDADE DE JOINVILLE”

 

DIA 17 – domingo

 

10h – Apresentação de Fanfarra

 

10h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Lançamento do livro “Santuário A Queda”, de Samuel Brandão de Santana

 

10h30 – PALCO: Contação de história do primeiro livro de Clau Weis. "O Mistério da casa"

 

11H – ESPAÇO COZINHANDO COM LETRAS: Aula Show de Gastronomia – Universidade Positivo

 

11h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de Autógrafos do livro “A Dança que Encanta Criança”, de Bernadéte Costa - Manuscritos Editora

 

13h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de Autógrafos do livro “As aventuras de Rochedo”, de Pedro Fischer e Laura Fischer

 

14h – PALCO: Bate-papo sobre o livro “Everest: Expedição ao campo base 2017”, de Nielson Modro

 

15h – PALCO: JOGO DO BRASIL NA COPA DO MUNDO

 

Serviço:

15ª Feira do Livro de Joinville
Tema: "Era Uma Vez...Muitas Histórias"
Quando: de 8 a 17 de junho/2018

Onde: Expocentro Edmundo Doubrawa – CentreventosCau Hansen – Joinville/SC
Autor homenageado: Walcyr Carrasco
País homenageado: Alemanha
Entrada gratuita

Mais informações:

facebook.com/feiradolivrojoinville

 

Assessoria de Imprensa:

Santa Cultura Comunicação Criativa

Sandra Moser e Taísa Rodrigues

Tel.: (47) 99179-7484 / (47) 98864-3373

Espetáculo de música instrumental, canto e dança chega em Gravataí

Única apresentação de INFUSIÓN, com Letícia Spiller,
Pablo Vares e João Silveira será dia 8 de junho

 A força da arte flamenca inspira um espetáculo de música instrumental, canto e dança. INFUSIÓN  – Flamenco e Sul América estará no palco do Sesc, em Gravataí/RS, em uma única apresentação no dia 8 de junho, às 20h30, com o músico uruguaio Pablo Vares, a atriz e cantora carioca Letícia Spiller e o sapateador e pesquisador gaúcho João Silveira. 
A música flamenca em fusão com a música brasileira e com coreografias e ritmos do Cone Sul da América emocionam o público com a vibração e a força dos artistas em cena, os quais fazem do palco uma segunda casa, estreitando ainda mais os laços com os espectadores. Uma apresentação intimista e forte, verdadeira e profunda.

Para Pablo, “a fusão entre flamenco e os ritmos do sul acontece naturalmente. Somos um conglomerado complexo de experiências que coexistem em um diálogo constante dentro de nós. A fusão é inevitável”.
Pablo, Letícia e João se inspiram na integração de culturas e de saberes como forma de poesia e de expressão. “A música, a dança e o canto são para mim inspirações universais. Aqui, em nossa INFUSIÓN, inter-relacionadas num jogo entre três artistas múltiplos na arte e na essência”, afirma Letícia.
João Silveira, coreógrafo e diretor do espetáculo, também é pesquisador em Harvard. Para ele, “a fusão de ritmos, da música com a dança, da poesia com a interpretação e da arte com a ciência fazem todo o sentido na sociedade contemporânea”.
Hedra Rockenbach, responsável pela direção de cena e iluminação, criou uma cenografia intimista e informal para o espetáculo. “Queremos que o público se sinta próximo dos artistas”, afirma Hedra.
INFUSIÓN está com ingressos à venda no Teatro do Sesc (confira as informações abaixo).

Os artistas
Leticia Spiller é atriz, diretora, produtora e poeta. Na TV Globo, atua em novelas desde 1992 e sua estreia no cinema ocorreu em 1997, em “O Pulso”. Letícia ainda participou de mais de uma dezena de peças de teatro, além de atuar e de produzir filmes como: Joãozinho de Carne e Osso (curta) e O Casamento de Gorete (longa).

 

Pablo Vares é músico, compositor e diretor musical. Atua como violonista solista em companhias de dança flamenca por todo país. Estabeleceu um vínculo forte com o Instituto Cervantes, onde participou de várias edições do ciclo de shows Flamenco Puro. Também leva o violão flamenco fora do âmbito tradicional, participando em espetáculos como a peça “Doroteia”, com texto de Nelson Rodrigues.

João Silveira é performer, coreógrafo e pesquisador, atualmente arte-cientista visitante na Universidade de Harvard e na Universidade de Dallas. Também conhecido como John Gaucho, dança com boleadeiras, é sapateador e diretor de espetáculos e tem na carreira mais de 4000 apresentações no Brasil e em países como França, Estados Unidos, Argentina, Japão, Líbano, Romênia, Alemanha, Rússia e no Principado de Mônaco.


Serviço

O que: IINFUSIÓN - Flamenco e Sul América

Quando: 8 de junho – única apresentação

Onde: Teatro do Sesc – Rua Anápio Gomes, 1241 – Centro, Gravataí/RS

Horário: 20h30

Ingressos: à venda no Sesc – R$ 15 para categoria Comércio e Serviços do Cartão Sesc/Senac

         R$ 23 para empresários com Cartão Sesc/Senac 

         R$ 30 para o público em geral  

         R$ 10 para artistas e alunos da rede pública de ensino

Ficha técnica

Criação e performance: Pablo Vares, Letícia Spiller e João Silveira

Direção musical: Pablo Vares 

Direção e coreografia: João Silveira

Design de Luz e Cenografia: Hedra Rockenbach

Direção de Palco e Fotografia: Karina Friedrich

Produção: Leonardo Almeida e Ariane Vieira

Gerente de Relações Comerciais: Karina Rabello

Realização: 4Alles Produção Cultural 

Assessoria de Imprensa: Santa Cultura Comunicação Criativa

Duração: 80min

Assessoria de Imprensa
Santa Cultura Comunicação Criativa
Sandra Moser e Taísa Rodrigues
Tel.: (47) 99179-7484 / (47) 98864-3373
sandra@santacultura.com.br/taisa@santacultura.com.br
facebook.com/santacultura
www.santacultura.com.br

Teatro Playback Social percorre os bairros de Joinville

Apresentações vão ocorrer em diferentes pontos da cidade até a primeira quinzena de junho

Ao final do mês de abril, o Abismo Teatro de Grupo fez o lançamento do projeto Teatro Playback Social para um grupo de assistentes sociais de Joinville, como uma prévia da programação que vai percorrer os bairros da cidade de 4 de maio a 9 de junho. Serão 14 apresentações teatrais do espetáculo em unidades da Secretaria de Assistência Social (conforme cronograma abaixo) que têm como objetivo resgatar histórias destas comunidades e promover uma interação maior entre os profissionais e o público assistido. Ao final de cada apresentação também será realizado um bate papo com o público para trocar experiências sobre as histórias levantadas.

Segundo o proponente do projeto, João França, a ideia do Teatro Playback Social “surgiu das apresentações que o Abismo Teatro de Grupo fazia em comunidades terapêuticas e em lugares onde o adolescente é privado de liberdade por terem cometido um ato infracional. Isso nos inspirou a promover o Teatro Playback em locais que muitas vezes não têm acesso a apresentações de teatro”. Com apoio da Amorabi (Associação dos Moradores do Bairro Itinga) e patrocínio do Simdec (Sistema Municipal pelo Desenvolvimento da Cultura) e Secretaria de Cultura e Turismo), o projeto teve como contrapartida a apresentação de lançamento para as equipes das unidades de Assistência Social de Joinville com o objetivo de que os profissionais pudessem conhecer a metodologia e utilizar como possíveis interações com seu público. Além disso, será realizada ainda uma oficina de teatro, com carga horária de 4h, a ser realizada no Abrigo Infanto Juvenil, com o mesmo objetivo.

            Para o grupo, este projeto representa o papel transformador que a arte pode causar nas pessoas e a expectativa é atingir cerca de mil espectadores com o total de apresentações. “Já na apresentação de lançamento, percebemos o quanto esse projeto será importante para os locais que irão receber as apresentações pelo feedback dos coordenadores, que já queriam mais de uma apresentação em cada local, para atender mais pessoas. É importante ouvir a história do outro para reconhecer a sua história também”, declara Cristóvão Petry, condutor do Teatro Playback Social. Ele destaca ainda que a maioria das apresentações serão abertas ao público, com exceção de uma fechada para o Abrigo Infanto Juvenil. “Faremos uma apresentação, por exemplo, para o Centro Pop, que atende os moradores de rua de nossa cidade. Será desafiador realizar estas apresentações e ficamos felizes por contemplar estes públicos”, finaliza. 

Teatro Playback

O Teatro Playback foi criado por Jonathan Fox e Jô Salas, nos Estados Unidos em 1975. A partir deste primeiro grupo, foram criados vários outros, sendo atualmente praticado em mais de 50 países. Ele se caracteriza por uma forma teatral em que um grupo de atores, um músico e um condutor encenam histórias contadas por pessoas escolhidas aleatoriamente na plateia do espetáculo, promovendo uma interação com o público, tudo permeado pelo talento da improvisação. A técnica e toda a metodologia foi repassada ao Abismo Teatro de Grupo pela Dionisos Teatro, também de Joinville, grupo já consagrado pelo Teatro Playback.

Cronograma das apresentações:

04/05 (sexta-feira) – 9 horas

CRAS Floresta: rua República da China, 222

11/05 (sexta-feira) – 9 horas

CRAS Parque Guarani/CEI Zilda Arns Neumann: rua das Pitangas, 350

 18/05 (sexta-feira) – 8h30

CRAS Paranaguamirim: rua João Luiz Miranda Coutinho, 845

18/05 (sexta-feira) – 10 horas

CRAS Adhemar Garcia: rua Antenor Douat Baptista, 205

 25/05 (sexta-feira) – 14h30

CRAS Comasa: rua Maracujá, 620

26/05 (sábado) – 9 horas

CRAS Pirabeiraba/Biblioteca Pública Municipal Professor Gustavo Ohde: rua Olavo Bilac, 520 (anexo ao terminal urbano Max Lutke)

 28/05 (segunda-feira) – 8h30

CRAS Jardim Paraíso: rua Crater, s/nº

28/05 (segunda-feira) – 10 horas

CRAS Aventureiro/CEU João Paulo II: rua Theonesto Westrupp, s/nº - esquina com Jequié

29/05 (terça-feira) – 15h30

Restaurante Popular II: rua Urussanga, 442, Bucarein

 30/05 (quarta-feira) – 14h30

CRAS Morro do Meio: rua do Campo, 664

 30/05 (quarta-feira) – 17 horas

Centro Pop: rua Paraíba, 937, Anita Garibaldi

 08/06 (sexta-feira) – 9 horas

CEPAT: rua Abdon Batista, 342, Centro

09/06 (sábado) - 11h às 16h – Oficina de Teatro (com uma hora de intervalo)

Abrigo Infanto Juvenil

09/06 (sábado) - 16h - Apresentação para grupo fechado

Abrigo Infanto Juvenil

Ficha Técnica:

Proponente do Projeto: João Vitor França 

Condução: Cristovão Petry

Atuação: Isadora Dourado, João França, Letícia Helena, Marcos Vicente (Abismo Teatro de Grupo)

Músico: Lausivan Corrêa

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: Livre

 

Assessoria de Comunicação

Santa Cultura Comunicação Criativa

Sandra Moser / Taísa Rodrigues

sandra@santacultura.com.br / taisa@santacultura.com.br

Tel.: (47) 99179-7484 / (47) 98864-3373

facebook.com/santaculturacomunicacao

www.santacultura.com.br

François Muleka: da música para obras de arte Psicodelicado abre dia 8 em Florianópolis

 A arte está no DNA de François Muleka. O músico brasileiro, filho de africanos, radicado em Florianópolis/SC, é único e irreverente em suas canções com influências da música brasileira, hits americanos e, claro, a tradicional africana. Todos esses ingredientes fazem o público viajar com as seus shows, batuques, assovios e violão. E não é diferente com os seus desenhos. A marca registrada de François Muleka está estampada nas obras que serão expostas pela primeira vez na capital catarinense.

Psicodelicado é o nome da exposição inédita que abre no dia 8 de maio, às 21h, na Galeria Soulciety (veja detalhes abaixo). François, em suas obras, é artista que fala do fundo do coração por meio de sua pele e de seus pelos sobre o que há de fantasticamente trivial e ao mesmo tempo sublime e grotesco em temas cotidianos. Autodidata, ele explora estes temas fazendo uso de diversas mídias e abordagens técnicas, passeando pelos pluriversos da música, literatura, artes visuais e engenhocas.

Com curadoria do artista Rafael Oliveira, o artista apresenta uma série de reflexões imagéticas que tangem assuntos como a discrepância entre o “ser” e o “parecer”, e indefinição das linhas da tríplice fronteira entre a realidade, o que dela se pode perceber e as suas representações possíveis – todas em nível mais subjetivo do que objetivo. Tais reflexões dizem respeito a um terreno vasto dotado de arenosa incerteza, portanto, Psicodelicado.

“Essa exposição para mim é, primeiramente, uma oportunidade de falar sem depender do uso da palavra, apenas ideias e imagens. Faz parte de um projeto integral voltado para a criação chamado Faunália, no qual me proponho a aprender diversos meios de expressão e compartilho esta experiência por vias expositivas (o show Faunália, a exposição Psicodelicado e um livro de poesias ainda em preparação e sem título) e de formação (a oficina CriATIVAmente e uma série de palestras com o mesmo nome voltadas para pessoas envolvidas em quaisquer processos criativos)", declara François.

  Neste terreno circunscrito de maneira peculiar em nanquim e aquarela, os repertórios pictóricos e emotivos do expectador e do autor brincam de esconde-esconde e pega-pega em meio a figuras ora oníricas, ora fantasmagóricas, ora delicadas e pungentes, ora pulsantes e abrasadoras, que “são o que não parecem ser” e “não são o que parecem”.

                O corpo da exposição é composto de 15 obras com técnica mista em que predominam o uso de nanquim e aquarela sobre papel em diversos tamanhos e inclui algumas intervenções com giz pastel oleoso e lápis de cor, constituindo um prato cheio para olhos curiosos e revisitadores de sentimentalidades.

                A exposição fica até dia 25 de maio e a entrada é gratuita.

 

Saiba mais em: www.facebook.com/francois.muleka

Serviço

O quê: Psicodelicado, por François Muleka

Quando: de 8 a 25 maio

Onde: Galeria Soulciety – avenida Me. Benvenuta, 1548, bairro Santa Mônica – Florianópolis/SC

Entrada: Gratuita

 

Assessoria de Comunicação

Santa Cultura Comunicação Criativa

Sandra Moser e Taísa Rodrigues

Tel.: (47) 99179-7484 / (47) 98864-3373

sandra@santacultura.com.br/taisa@santacultura.com.br

facebook.com/santacultura

www.santacultura.com.br