Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior abre as portas para o (IN)Consciente Coletivo

Sétima edição do evento tem como tema “O Coletivo Somos Nós”,
reunindo criadores com uma rica programação cultural

 Uma vitrine criativa, que catalisa diversas formas de manifestação cultural: design, moda, arte, música e gastronomia. Itinerante por vocação. Um evento que já ganhou espaço cativo no calendário da cidade. Estamos falando do {(IN)Consciente Coletivo}, que na sua sétima edição aterrissa em um espaço de importância histórica no cenário artístico-cultural de Joinville e região: a Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior. Com o tema “O Coletivo Somos Nós”, mais de 40 designers apresentarão ao público uma seleção da produção cultural e da economia criativa de Santa Catarina. Esta edição do (IN)C, realizada nos dias 11 e 12 de julho, das 11h às 18h, é um dos projetos aprovados pelo Simdec – Sistema Municipal de Desenvolvimento da Cultura, de 2014, tendo patrocínio da Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura de Joinville. “A Casa da Cultura, acima de tudo, é um polo cultural que tem por missão difundir a arte a e a cultura na cidade e na região. Consideramos que a realização do evento no nosso espaço solidifica o nosso trabalho. Vimos através dessa parceria a importância da troca de experiências culturais e artísticas”, diz Carla Eland, assistente da Coordenação Geral da Casa da Cultura.

A cada edição, o (IN)C vem despertando o interesse de novos criadores, fazendo crescer o número de designers e artistas participantes, bem como de atividades culturais e educativas. O evento conta com mais de 40 expositores e 20 atividades gratuitas, entre exposições, palestras, oficinas e bate-papos envolvendo moda, arte, cultura, sustentabilidade e design. A integração e o compartilhamento de um propósito coletivo inspira o tema desta edição. O resultado disso está na linguagem visual do evento, desenvolvida em parceria com o Departamento de Design da Univille. De forma sensível e poética Jean Lamin, ganhador do concurso promovido para a criação desta linguagem visual do (IN)C traz sua contribuição para evidenciar os propósitos que o evento promove em cada edição: coletividade, co-criação e integração para transformação. "O Coletivo somos nós, ou quem sabe são os nós, os nós que nos ligam pelas nossas afinidades, paixões, pela vontade de aprender e evoluir juntos, pela perfeita harmonia entrelaçada entre design, moda, arte, música e gastronomia. O Coletivo, então, são nós, feitos por nós, unindo a cultura contemporânea e suas múltiplas expressões artísticas em um só evento, o (IN)Consciente Coletivo", define Lamin. E são estes ideais que a organização do (IN)Consciente Coletivo pretende continuar disseminando. O saldo é esta constante abertura da comissão organizadora para novas conexões e para a participação coletiva, que promove uma rica cadeia de experiências e interações entre visitantes e criadores durante os dois dias do evento.

Diversidade em design e arte

Na Casa da Cultura, o (IN)Consciente Coletivo traz 43 expositores de diversos segmentos do design de moda, acessórios, produtos e também exposições de arte e gastronomia. Nos dois dias, a partir das 11h, há uma programação com apresentações musicais de artistas regionais. No Palco Garten +, em parceria com o Garten Shopping, os músicos vão mostrar seus repertórios autorais, conforme programação abaixo. O encerramento, no domingo, a partir das 16h30, fica por conta do músico François Muleka e sua incomparável música percussiva.

As artes plásticas também ganham, mais uma vez, importante espaço no (IN)C, com exposições, oficinas e live painting de artistas como Fábio Flãen, Denise Schlickman e Paulo Lindner. Outros artistas também compõem o time de expositores, como Vinícius Batista, com a série de fotografias “Camuflor”, e os alunos do curso de Design da Univille, com as criações feitas para o concurso do cartaz desta edição do (IN)C e outras pinturas de ilustrações anti-stress. Além disso, a Galeria El Clandestino também vai expor um acervo com obras de artistas novos, que nunca tiveram seus trabalhos expostos na galeria. São obras em desenho, escultura e fotografia, de artistas como Eduardo Rosa, Amandos Sell, Julia Brümmer, Rafael Moreno, Leone Simonetti, além de gravuras de Joel Gehlen, Luiz Pinto e Jan Mo.

A programação do (IN)C oferece ainda sete oficinas, com diferentes temas. As atividades vão desde as artes plásticas, como “A Floresta e Você”, com Paulo Lindner, “Oficina de Origamis”, com Cristina Walter, “Oficina de Mandalas”, com Instituto Pricila Zanette, passando pela literatura, com “Imagens que Contam”, com a Pequeninus Grupo de Artes, design, com “Lab Jóias do Bem”, com Cristal e Agatha, “Oficina de Crochê Carteira de Malha”, com Bruna Szpisjak, e “Percussão Corporal”, com Rafael Vieira. Haverá ainda o lançamento e apresentação especial do livro “Cidade da Chuva”, de Humberto Soares.

Três palestras, um bate-papo e uma mesa redonda também fazem parte da programação. A escritora Marisa Toledo vai ministrar a palestra “Palavra Presa na Garganta”, com panorama do livro de mesmo nome sobre a época da ditadura militar e o impacto sobre a poética musical de Chico Buarque de Hollanda. De maneira dinâmica e interativa, a Rastro Soluções Sustentáveis vai trazer a palestra “Por que e Como ser Lixo Zero?”, com exemplos práticos e técnicas que podem ser aplicadas no dia a dia para criarmos um mundo sem lixo. E, pra finalizar “Processos Criativos: Storytellers, Body Researches e Workmen”, com Antonio Slusarz, numa palestra-aula, que vai expor por imagens e vídeos, conceitos e características mais marcantes do trabalho de alguns designers brasileiros e internacionais. Pra fechar esta programação didática, será promovido o bate-papo “Empreendendo com Propósito”, com Jorge Henrique, da Inforpeople, sobre as aventuras, dificuldades e dicas de empreendedores que já estão buscando algo a mais em suas rotinas, e a mesa redonda “Tempo e Conexão”, com Jorge Pietruza, Celaine Refosco, Felipe Nunes, Roberto Almeida, um participante surpresa da organização do TEDx Joinville e o mediador João Guilherme da Costa, sobre como nos relacionamos com o tempo e entre nós seres humanos, na sociedade hiper conectada em que vivemos.

Toda a programação foi divulgada na fanpage (facebook.com/inccoletivo) e no site do evento (inc.art.br). São atividades gratuitas e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pela internet, mas também poderá ser feita no dia, caso ainda haja vaga, por ordem de chegada, 20 minutos antes do horário de cada atividade.

Confira a programação geral do evento:

{(IN)Consciente Coletivo}

Tema: “O Coletivo Somos Nós”

Dias 11 e 12 de julho

Das 11 às 18 horas
Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, rua Dona Francisca, 800

Entrada Gratuita

facebook.com/inccoletivo

www.inc.art.br

 

Expositores:

Ana Gern, Ana Minácio, Ana Terra Acessórios, Andréa B - Handmade Art, Atelier Carol Maffezzolli, Baby Chubby, Badabaue & Blusas de Linha, Bem Comum, Bluemary, Borburguer, Boutique de Pano, By Rafaela Melara, Colchetes Freewear, Dood Wood, El Clandestino, Ellan Naturalmente, Evandro Lardic, Felipe Parucci – Apocalipse, Florida Feito a Mão, Fuchik Acessórios Modernos, Hawaiki Wood Boards, Helena Hoepfner Home, Hype Brasil, Its Skate Board, Klanns, Los Paleteros, Nangara, Noiga, O Mexicano Tacos e Burritos, Ornamento Acessórios, Petit Plastique, Rock Cake, Rust Miner, Santacosta, Sapatilhas Rústicas, Schildkröten Diários de Bordo, Stoza, Sweet South, Taiwan Express, Uze, Woodlock, Zebra Design Studio, Zuc Doceria Gourmet.

Mais!

O (IN)C vai contar novamente nesta edição com a participação da consultora de estilo Josane Muriel, que passará pelos expositores e deixará recomendações nas roupas, acessórios e calçados mais estilosos do evento, dando preciosas dicas de moda. Ela também fará fotos e entrevistará visitantes com looks diferenciados para publicações nas redes sociais do (IN)C.

 

Programação Cultural/Didática:

11/07 – Sábado

11h – 15h – Live Painting, com Fabio Flãen

13h – 14h – Palestra “Palavra Presa na Garganta”, com Marisa Toledo

13h30 – 15h30 – Oficina de Confecção de Mandalas, com Instituto Priscila Zanette

14h – 15h45 – Oficina de Percussão Corporal, com Rafael Vieira

14h30 – 15h30 – Palestra “Por que e Como ser Lixo Zero?”, com Rastro Soluções Sustentáveis

15h45 – 16h45 – Palestra “Processos Criativos”, com Antonio Slusarz

16h – 17h – Oficina “A Floresta e Você”, com Paulo Lindner

17h – 18 – Bate papo “Empreendendo com Propósito”, com Jorge Henrique.

 

12/07 – Domingo
14h – 14h40 – Apresentação e Lançamento do livro “Cidade da Chuva”, com Humberto Soares

14h – 18h – Oficina de crochê “Carteira de Malha”, com Bruna Szpicjak

14h30 – 18h – Oficina “Lab Jóias do Bem”, com Cristal e Agatha

15h – 17h – Oficina de “Origami”, com Cristina Walter

16h – 17h30 – Oficina “Imagens que Contam”, com Humberto Soares

16h30 – 18h – Mesa Redonda “Tempo e Conexão”, com Jorge Pietruza, Celaine Refosco, Roberto Almeida, Felipe Silveira Nunes + convidado surpresa. Mediação: João Guilherme da Costa

 

Programação Palco Garten +

 

11/07 – Sábado

12h30 – 13h30 – Denis Graeff, Folk Music

13h45 – 14h45 – Rex Johnsohn e Fernando Miers, Blues

15h – 16h – Duo Backer, MPB

16h – 17h – Thales Nunes, Instrumental

17h – 18h – Quarteto Araçã, Jazz

 

12/07 – Domingo

12h – 13h – Léo Santos e Felipe Mueller, MPB

13h20 – 14h30 – Tatiana Cobbett e Marcoliva, MPB

14h30 – 14h50 – Grupo Morro de Ouro, Maracatu

15h30 – 16h30 – Larissa Baq, MPB

16h30 – 17h30 – François Muleka, MPB

 

Assessoria de Imprensa

Santa Cultura – Comunicação Criativa

Sandra Moser / Taísa Rodrigues

(47) 9179-7484 / (47) 8864-3373

sandra@santacultura.com.br / taisa@santacultura.com.br

facebook.com/santaculturacomunicacao

www.santacultura.com.br