Projeto Um Sonho de Natal terá apresentações musicais na Harmonia Lyra

Coral formado por 80 crianças, entre alunos da escola Arte Maior e jovens do Lar Abdon Batista, promete emocionar o público com repertório variado

A magia do Natal é feita de solidariedade, união e uma boa dose de arte, afinal, ela tem o poder de encantar e é um dos principais instrumentos de transformação social. Por isto, o tradicional edifício da Sociedade Harmonia Lyra, em Joinville, recebe mais uma edição do Projeto Um Sonho de Natal. Durante quatro dias, o coral formado por 80 crianças promete emocionar o público com um repertório eclético, que inclui canções clássicas de Natal, composições eruditas e populares.

A atração, que reúne em cena o Coral Infanto-Juvenil Arte Maior, alunos e professores da escola de música e também outros artistas convidados, está agendada para os dias 27, 28, 29 e 30 de novembro, às 20 horas. No mês seguinte, nos dias 6 e 7 de dezembro, haverá apresentações na sacada do prédio, no mesmo horário.

O objetivo do projeto é proporcionar uma experimentação artística aos jovens músicos e às crianças do Lar Abdon Batista que participam das oficinas de “Vivência musical Através das práticas coletivas”, também promovidas pela Escola de Música Arte Maior. Além disso, a comunidade joinvilense tem a oportunidade de apreciar espetáculos de Natal gratuitos, que ainda contribuem para a formação de plateia.

O espetáculo musical Um Sonho de Natal tem 70 minutos de duração e conta a história de um grupo de crianças que sonha com um Natal diferente. Eles resolvem escrever cartinhas para o Papai Noel pedindo por um mundo melhor e mais humano, onde todos têm o direito de estar ao lado da família, brincar, estudar, cantar e ser feliz. A partir desses pedidos e das lindas canções, a apresentação pretende sensibilizar o público e propor uma reflexão sobre a importância de agirmos pensando no próximo e no futuro do planeta.

Muito além da música

Os ingressos para as apresentações serão gratuitos e distribuídos mediante a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis. As entradas podem ser retiradas na secretaria da Arte Maior ou pelo site da escola, com a impressão do voucher. Toda a comida arrecadada será destinada a instituições beneficentes de Joinville.

Outra ação de cunho social do projeto é a distribuição de ingressos e transporte de alunos de escolas públicas e entidades da cidade, que terão a oportunidade de apreciar os espetáculos musicais. Em contrapartida ambiental, também serão oferecidos incentivos para quem usar o transporte público para ir até a Sociedade Harmonia Lyra.

Além disso, para promover a formação de plateia, na semana anterior às apresentações serão realizados encontros no Lar Abdon Batista, na Escola Municipal Anita Garibaldi e na Escola de Educação Básica Jorge Lacerda. Os estudantes participarão de palestras didáticas sobre os aspectos da música como profissão e seus benefícios.

Sobre o Projeto

Em 2016, a musicista Kátia Siqueira, fundadora da Arte Maior, decidiu ampliar as práticas didáticas empregadas na escola de música e passou a ministrar aulas gratuitas de canto coral para um grupo de 15 crianças e adolescentes do Lar Abdon Batista. O resultado da iniciativa surpreendeu a direção da escola e a coordenação da instituição que atende crianças órfãs e em situação de risco. Assim, os jovens cantores passaram a integrar o já tradicional Coral Infanto-Juvenil Arte Maior e estrelaram seu primeiro espetáculo de Natal. Neste ano, eles voltam a subir ao palco da Sociedade Harmonia Lyra junto aos demais alunos e artistas.

Repertório das apresentações

1.      Vem, que está chegando o Natal

2.      Poutpourri

a.      Natal Branco

b.      Pinheirinhos

c.       Sapatinho

d.      We Wish You a Merry Christmas

3.      Poutpourri

a.      Os Sinos Tocam

b.      Tempo de Alegria

c.       Jingle bells

4.      Fantasia

5.      O Melhor Lugar do Mundo

6.      Jingle Bells Rock

7.      Entoemos Essa Canção

8.      Herdeiros do Futuro

9.      Filhote do Filhote

10.  Primeira Estrela

11.  Sementes do Amanhã

12.  Ciranda

13.  Pinheirinhos de Belém

14.  Canto dos Sinos

15.  Happy Day

16.  Anel Mágico

17.  Solidariedade

18.  Novo Tempo

19.  Nunca Deixe de Sonhar

20.  Poutpourri

a.      Anoiteceu

b.      Bom Natal

c.       O Fim do Ano

d.      Boas Festas

21.  Um Feliz Natal

 

Serviço

O quê: Projeto Um Sonho de Natal

Quando: de 27 a 30 de novembro e 6 e 7 de dezembro, sempre às 20 horas

Onde: Sociedade Harmonia Lyra – R. XV de Novembro, 485 - Centro, Joinville

Ingressos gratuitos, mediante a doação de 2 kg de alimento não perecível