Amorabi oferece oficina “Vivência Corpo Popular” em agosto

Associação segue ainda com outras duas oficinas para a comunidade

Atividades culturais e educativas sempre foram a marca registrada da Amorabi – Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga. A cada mês são lançados novos desafios de aprendizagem e lazer para a comunidade e em agosto não seria diferente. Além das oficinas já em curso, de Danças de Salão e Capoeira, com duração de três e quatro meses, respectivamente, no dia 24, sexta-feira, começa a oficina “Vivência Corpo Popular”, com os professores Leandro Medina e Raphael Gomes, de São Paulo/SP, que segue até o domingo, dia 26.

Corpo Popular é uma vivência teórico-prática destinada a educadores, arte-educadores, artistas e interessados em conhecer o universo da cultura popular: suas danças, suas cantigas, suas brincadeiras, suas histórias e origens. Os professores, formadores e pesquisadores das tradições populares brasileiras, Leandro Medina e Raphael Gomes (São Paulo/SP), farão abordagens teórico/poéticas sobre a cultura da infância, cultura popular e educação infantil, por intermédio de um trabalho sensível de percepção e descoberta do corpo como “brincante” das tradições brasileiras e da ludicidade, como ferramenta importante nessa transformação. Com carga horária de 16h/aula, a oficina terá 45 vagas e será realizada de 24 a 26 de agosto (ver cronograma abaixo).

A comunidade pode aproveitar ainda para participar das outras duas oficinas já iniciadas, mas que seguem em agosto e nos próximos meses. Na de Danças de Salão, é apresentado um método que permite ao casal dançar respeitando as suas raízes e a sua cultura original, incentivando a criatividade e a alegria no desenvolvimento de uma técnica precisa para se dançar a dois. A metodologia foi desenvolvida e vem sendo aplicada há mais de 20 anos pelo professor Kênio Nogueira, também coreógrafo, pesquisador e especialista em Danças de Salão pela FAMEC, responsável pela oficina na Amorabi. Já quem quer se arriscar em aprender uma outra arte, pode ainda se inscrever na Oficina de Capoeira, ministrada pela contramestra Karlinha Reis, que iniciou a prática da capoeira em 1990, na Universidade de Brasília. Ela é a primeira mulher a receber o título de contramestra de Capoeira em Joinville, ao longo dos 29 anos em que a capoeira está inserida na cidade.

Para fazer parte das oficinas, basta realizar sua inscrição pelo e-mail cultura.amorabi@gmail.com. As oficinas fazem parte do Projeto Viva a Cultura Popular, contemplado pelo edital do SIMDEC (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura) da Prefeitura de Joinville, com realização da Amorabi, Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina.

Serviço:

Oficina Vivência Corpo Popular

Duração: 16h/aula

Número de vagas: 45

Cronograma:

24 de agosto – sexta - 19h às 22h

25 de agosto – sábado- 9h às 13h e 14h às 18h

26 de agosto – domingo – 9h às 14h

 

Oficina de Danças de Salão

Duração: três (3) meses

Horário: 19h às 21h – todas as sextas

Número de vagas: 20 casais ou 40 pessoas (preferência para casais ou pares já formados, quem estiver só, sem um par, também pode participar).

Cronograma:

Vanerão:  - 24 de agosto – sexta – 19h às 21h

     - 31 de agosto – sexta – 19h às 21h

Samba de gafieira: - 14 de setembro – sexta – 19h às 21h

                      - 21 de setembro – sexta – 19h às 21h

                      - 28 de setembro – sexta – 19h às 21h

                      - 05 de outubro –sexta – 19h às 21h

 

Oficina de Capoeira

Duração: quatro (4) meses

Horário: 15h às 18h – todos os domingos

Número de vagas: 25 pessoas, a partir de 12 anos.

 

Local das oficinas: Amorabi, rua dos Esportistas, 510, bairro Itinga
Inscrições: gratuitas, pelo e-mail cultura.amorabi@gmail.com
Mais informações: (47 )3465-2075 ou pelo WhatsApp (47) 99162-5762, com Letícia Helena.

 

Assessoria de Imprensa

Santa Cultura Comunicação Criativa

Sandra Moser e Taísa Rodrigues

Tel.: (47) 99179-7484 / (47) 98864-3373

sandra@santacultura.com.br/taisa@santacultura.com.br

facebook.com/santacultura

www.santacultura.com.br   

leandro e raphael medina.jpg